Fazendo cookie

A presente aula apresenta como objetivo o estudo de vocabulário referente a Lingua Inglesa de uma maneira significativa para alunos do Ensino Médio. Através de uma receita de cookie e professor pode envolver os alunos num ambiente de descontração e atratividade que são elementos perfeitos para um aprendizado que realmente faça sentido ao aluno.

Categoria: Aula

Autor(es): Romina Magela

Público-Alvo: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior

(Clique para detalhar)

(Clique para esconder)

Área de Conhecimento: Línguas Estrangeiras

Objetivo: - Aprendizado de novo vocabulário; - Desenvolver afinidade pela língua inglesa; - Desenvolver processo de trabalho em grupo; - Proporcionar aprendizagem significativa.

Metodologia: - Aula expositiva - Aula Prática - Reflexão sobre os dois momentos - Para casa para fixação

Fases:

Fase 1: Aula Introdutória

Duração: 2 Aula(s)

Descrição: 1º momento: O professor deve consultar as experiências e conhecimentos prévios dos alunos para verificar o que eles já sabem a respeito do cookie. Nesse momento, vale comentar sobre a tradição norte-americana de consumo dos mesmos, fato que podemos observar em filmes e desenhos dessa origem. É importante atentar para o fato de que nem sempre todos os alunos devem saber do que se trata, sendo assim procure saber se realmente ficaram claras as explicações antes de prosseguir. 2º Momento: Leve para a sala a receita de cookie em anexo, que está toda em inglês, e trabalhe com os alunos o vocabulário, a construção textual e a gramática envolvida na receita. Explore todo o texto. 3ºMomento: Ao final das aulas, separe os alunos em pequenos grupos e peça que cada grupo traga para a próxima aula um ingrediente para o preparo da receita.

Fase 2: Preparo da Receita

Duração: 2 Aula(s)

Descrição: 1º momento: Leve os alunos para a cozinha e dê início ao preparo da receita. Se for preciso peça ajuda a algum membro da cantina ou mãe de aluno. É importante que pelo menos um integrante de cada grupo também participe do preparo. Durante o preparo relembre com os alunos todo o vocabulário envolvido na receita. 2º Momento: Após o preparo, faça uma roda com os alunos para o lanche e aproveite o momento para pedir com que os alunos expressem suas opiniões sobre a aula. Peça ao final do lanche, que eles elaborem de para casa um texto sobre aquele dia na cozinha, mas lembre-se o texto deve ser todo em inglês.
Arquivos:
How_to_make_Chocolate_Chip_CookieI
(26KB)
Você já utilizou este projeto?

  Leia as experiências compartilhadas pelos outros educadores!

Faça login para enviar sua experiência ou cadastre-se

Esta solução foi desenvolvida pela parceria
Instituto Ayrton Senna  Auge Tecnologia e Sistemas
Copyleft - Política de Utilização