Formação Continuada  -  PACTO  

 

“... A minha contribuição foi encontrar numa explicação segundo a qual, por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa.”

Emília Ferreiro

 

 

No último dia 11 de julho do corrente ano foi realizada a Formação do Programa PACTO para todos os Coordenadores Pedagógicos do Fundamental I na Secretaria Municipal de Educação do município de Licínio de Almeida.  A Secretaria Municipal de Educação aderiu ao PACTO por acreditar nessa proposta de Alfabetização e Letramento e para possibilitar aos orientadores de estudos toda a infraestrutura necessária à realização do trabalho de formação junto aos coordenadores e professores alfabetizadores. Foi um momento de muito aprendizado e troca de experiências além de sugestões de atividades para o enriquecimento do trabalho pedagógico que já vem sendo realizado no município. Além da função de transmitir aos coordenadores e  professores alfabetizadores métodos e estratégias que objetivem o domínio do código linguístico por parte de seus alunos, os cursos de formação consolidam a importância de uma formação continuada para um fazer pedagógico eficaz e de qualidade. A partir da concepção de que um indivíduo alfabetizado não é aquele apenas capaz de ler e escrever, mas cuja leitura e escrita sejam realizadas com êxito em diferentes situações sociais, o Pacto pretende contribuir na formação de pessoas capazes de se inserir e de participar ativamente do mundo, frente às diversas realidades e demandas socioculturais.

Considerando a grande diversidade encontrada na escola a formação continuada propicia um novo olhar valorizando o Educando na sua individualidade respeitando a sua forma de aprender e o tempo que necessita para o seu total desenvolvimento sendo ainda o caminho para que tenhamos uma educação de qualidade e que vai em busca de formar cidadãos que realmente sejam agentes na sua comunidade.