No último dia 13 de julho foi realizado o 1º Encontro do curso “Competências Básicas” do Programa Formação Pela Escola, na Secretaria Municipal de Educação do município de Licínio de Almeida, que teve como participantes pessoas atuantes na educação deste município: Secretária de Educação, Gestores, Coordenadores, Professores e Servidores da educação.

 O Município aderiu ao programa através da Secretaria Municipal de Educação, por acreditar que fortalecendo os agentes e parceiros envolvidos na execução, avaliação e prestação de contas dos programas educacionais financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o município teria mais transparência e confiabilidade na utilização dos recursos recebidos através destes programas.

O Programa Formação pela Escola - FPE é um programa de formação continuada, que oferece módulos à distância sobre temas relevantes à gestão escolar, como: Competências Básicas; Programa Dinheiro Direto na Escola; Programas de Transporte Escolar; Programas do Livro Didático; Programa de Alimentação Escolar; FUNDEB entre outros.


Os cursos são totalmente gratuitos, sendo que o aluno tem acesso às aulas através de um site do FNDE/MEC. É exigido participação nos encontros presenciais e aprovação nas atividades realizadas. Os concluintes receberão certificados emitidos pelo programa, através da sua tutora Lucélia Pereira.
O curso é direcionado para gestores, coordenadores, secretários e conselheiros escolares, mas é aberto a toda comunidade, com vagas limitadas.

 .