Gerenciamento da aprendizagem nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental.


A experiência acumulada pelo Instituto Ayrton Senna com os Programas de Correção de Fluxo expôs um dos grandes, ou o maior, desencadeador do fracasso escolar: a precariedade do processo de alfabetização e a fragilidade da aprendizagem nas séries da primeira fase do Ensino
Fundamental.

Investir na correção de fluxo é ação emergencial, pois o aluno já foi atingido pelo fracasso dos sistemas e evitar que outros alunos sejam atingidos pelo mesmo mal é obrigação moral e requer ação preventiva.

Assim, superar a precariedade da aprendizagem, e do ensino, nessa fase inicial da vida escolar, é fundamental para se elevar a qualidade da aprendizagem nas séries subseqüentes. A partir desta intervenção buscamos também promover o desenvolvimento humano e a eqüidade social, na medida em que é notória a relação da educação com a participação democrática e o crescimento econômico.

O Programa Circuito Campeão, uma das soluções na área da Educação Formal, foi criado pelo Instituto Ayrton Senna como parte de sua missão para "oferecer oportunidades de desenvolvimento a crianças e jovens brasileiros", com os seguintes objetivos:

- Qualificar a aprendizagem dos alunos matriculados na 1ª fase do Ensino Fundamental através de processos gerenciais e pedagógicos;
- Acompanhar sistematicamente o alcance de metas definidas para indicadores do sucesso de alunos e redes de ensino, e
- Fortalecer, nas unidades escolares e nas secretarias de educação, equipes comprometidas com resultados positivos para todos os alunos.
É através do gerenciamento da aprendizagem proposto pelo Circuito Campeão, que será possível detectar e localizar as dificuldades que o ameaçam e desenvolver ações de superação que levem ao sucesso nessa fase escolar. E é ele que direciona o emprego produtivo do conhecimento socialmente acumulado e de métodos e teorias de aprendizagem e de ensino.

Licínio de Almeida, hoje atende 38 turmas no programa distribuídas em 5 escolas: Escola Municipal Waldeck Ornelas, Escola Municipal Pingo de Gente, Escola Municipal Antonio Santana, Escola Municipal Joaquim de Souza Lobo e Centro Educacional Boa Esperança.

Leuce Liliane Gama Silva

Coordenadora do Circuito Campeão