O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do SUAS, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social.

Algumas ações da proteção social básica devem ser desenvolvidas necessariamente nos CRAS, como o Programa de Atenção Integral as Famílias (PAIF) outras, mesmo ocorrendo na área de abrangência desses centros, podem ser desenvolvidas fora de seu espaço físico, desde que a ele referenciadas.

O CRAS também deve organizar a vigilância da exclusão social de sua área de abrangência, em conexão com outros territórios. Atualmente desenvolve programas como Projovem adolescente, Programa de Educação Integral, projeto socioeducativo com crianças de 0 a 6 anos e com o Grupo da Terceira Idade Juventude Acumulada na sede, em Tauápe, Jurema e Fazenda Cachoeira.