Histórico do Colégio Estadual Duque de Caxias



O Colégio Estadual Duque de Caxias foi fundado em 24 de junho de 1982. Localiza-se no município de Licínio de Almeida-Bahia, na Av. Monteiro Lobato nº. 429, Bairro Potosi. Inicialmente, era composto por 01 pavilhão com cantina, diretoria, 4 salas de aulas usadas para o Ensino Fundamental e suas primeiras professoras foram: Elizabete da Conceição Farias, Alzenira Guimarães dos Santos, Lucília da Silva Santos, Helena Francisca de Caíres, Adaltiva Guimarães Neri, Marcelina Ramos de Oliveira e Maria DUQUEda Conceição de Jesus (in memoriam).

A Unidade Escolar recebeu o nome de Colégio de 1º Grau Duque de Caxias. Com o passar do tempo surgiu a necessidade de construir novos pavilhões para receberem novas turmas de 5ª a 8ª séries. Isso foi o início das grandes transformações, pois a partir daí a escola também começou a oferecer o Ensino Médio. Vale salientar que o referido colégio possui uma extensão: o Colégio Municipal João Paulo II situado no povoado de Jurema, que possui 4 turmas com cerca de 113 alunos do Ensino Médio.Tempos depois a escola recebeu seu segundo nome: Colégio Estadual Duque de Caxias. Atualmente o Colégio oferece também o curso EJA (Educação de Jovens e Adultos) e possui uma clientela de aproximadamente 650 alunos que são atendidos nos turnos matutino, vespertino e noturno. Várias pessoas passaram pela direção desta Unidade Escolar, são elas: Helena Souza Oliveira Fernandes, Sebastiana Alves de Aguiar Cerqueira, Maria da Conceição Gama da Silva, Noeme Baleeiro Santana Pinto, Maria Neusa Barbosa Pachêco Santos, Marlene Luís Pinto Cangussu, Maria da Glória Ribeiro Borges e atualmente Joaquim Alves Ribeiro.


Hoje a escola comporta aproximadamente 650 alunos, 46 funcionários (sendo 25 professores regentes, 01 secretária, 03 auxiliares de secretaria, 03 bibliotecários, 03 porteiros, 04 merendeiras, 07 auxiliares de serviços gerais).


Possui quadra poliesportiva, biblioteca, laboratório de ciências, laboratório de informática disponíveis para alunos e professores, sala de vídeo, sala de AC, sala de professores, diretoria, secretaria e cantina.


Atualmente percebe se um ponto importante no desenvolvimento da educação praticada nesta escola: a equidade, isto é, aqui se busca propiciar as condições de acesso, permanência e sucesso do processo educacional.
O Duque de Caxias, além disso, tem como referência em atração para toda a comunidade liciniense um festival que já acontece há aproximadamente 10 anos: FEMAD (Festival de música e Arte do Duque de Caxias).