O Programa Brasil Alfabetizado é um programa que foi criado em 2003 pelo Governo Federal através do Ministério da Educação com a chancela da UNESCO. O programa foi criado segundo o então Ministro Cristovam Buarque como um esforço para acabar com o analfabetismo, garantindo o direito constitucional que todo cidadão brasileiro possui de acesso à educação e, consequentemente, de ler e escrever, para erradicar o analfabetismo no Brasil. Diante de um cenário completamente pavoroso, o de 30 milhões de analfabetos funcionais maiores de 15 anos, o PBA é a resposta governamental para combater o problema, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%.

Brasil alfabetizadoOO PBA tem como público alvo todo e qualquer cidadão analfabeto que possua 15 anos ou mais. O intuito é dar a possibilidade de todos os cidadãos terem acesso à cidadania por meio da educação. Pode-se afirmar que o objetivo central do programa é universalizar a educação. Desenvolvido em todo o território nacional, com atendimento prioritário a municípios que apresentam os piores índices relacionados à taxa de analfabetismo.


O Município de Licínio de Almeida fez a adesão ao ”Programa Brasil Alfabetizado" em 2010, pois apresentava um índice 22,93% de analfabetos. O programa é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos e é desenvolvido em todo território nacional. Os professores e coordenadores que trabalharão no programa foram devidamente capacitados para lecionarem para este público diferenciado. A educação em Licínio de Almeida é prioridade no Município.

Sem limite de idade o cidadão licinioalmeidense está sempre disposto a aprender. Em breve teremos uma comunidade letrada!